Um novo hino nacional

0
770

O hino nacional da Finlândia é mais antigo que o português. A música foi composta em 1848. Os finlandeses fazem parte dos povos genericamente conhecidos por vikings. Tal como os portugueses, têm fama de terem sido grandes navegadores e valorosos combatentes. As lendas e narrativas sobre as incursões vikings pela costa da Europa são elucidativas da fama que os persegue e que foi agora, recentemente, reavivada por várias séries televisivas na Netflix..

Curiosamente, ouvindo o hino nacional da Finlândia, não há lá nada que enalteça passados históricos tenebrosos. O hino finlandês canta assim:

vídeo
Nossa terra, Finlândia, nossa pátria,
Ecoa alto, oh nome valoroso!
Não há vale ou colina que chegue aos céus
nem lago que chegue à costa lavada pelas ondas
que seja mais adorado que nossa terra do Norte,
amada terra de antepassados.
Um dia tua flor vai amadurecer,
para então desabrochar.
E tua esperança e teu gáudio
nosso amor levará às distâncias.
E um dia, terra-mãe, tua canção
será ainda mais enaltecida.

Apostamos que se o hino nacional português fosse semelhante a este, menos guerreiro e mais amigo da terra e da natureza, seria um hino onde todosos portugueses se poderiam rever sem problemas.

Entendam este artigo como mais um contributo para a discussão sobre a necessidade de se alterar o hino nacional português, uma ideia relembrada recentemente pelo cantor Dino de Santiago, depois de ter sido proposta pelo escritor  António Alçada Baptista em 1997.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here