NOVO HINO NACIONAL, propõe Dino de Santiago

0
1039

O programa “The Voice Portugal” deste domingo à noite, ficou marcado indelevelmente pelas palavras de Dino de Santiago, membro do júri, sobre racismo em Portugal.

Havia oito concorrentes e apenas lugar para seis poderem continuar a alimentar o espetáculo televisivo na próxima semana. Na primeira seleção ficaram de fora uma negra, uma mestiça e um cigano. Dino de Santiago (português de origem cabo-verdiana) não se conteve e associou esta coincidência aquilo que aconteceu com ele, depois de ter proposto a alteração do hino nacional, demasiado militarista na opinião do artista.

“Volta para a tua terra, preto”, foi o mimo mais doce que lhe dedicaram.

Mas, agora, a discussão está lançada e só se a RTP for uma empresa de surdos é que não percebe que não pode fugir ao tema. A proposta pode gerar polémica, mas não há nenhuma razão para não ser discutida, na sociedade e na Assembleia da República.

Quanto ao Dino de Santiago, estamos todos à espera do próximo passo. Deixamos aqui a sugestão de se fazer um “festival da canção” para o hino de Portugal. Uma espécie de “The Voice”.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here