Bloco “espeta farpa” nos toureiros

0
1173

Quem quiser organizar touradas terá de o fazer sem contar com apoios públicos, é a “farpa” espetada pelo Bloco de Esquerda ao apresentar uma moção na Câmara Municipal de Lisboa “pelo fim de espetáculos com sofrimento animal”.

A moção foi apresentada pelo vereador do BE (partido que tem um acordo de governação da cidade com o PS), Manuel Grilo, e a sua aprovação implica mais pressão sobre o Governo e a Assembleia da República para “adotar legislação que não permita o financiamento público de eventos que causem sofrimento animal”.

Com a pandemia covid-19, todos os eventos tauromáquicos foram suspensos, tendo o setor reivindicado o retorno urgente deste tipo de eventos para garantir a sua subsistência.

No dia de de junho, quatro toureiros acorrentaram-se ao portão do Campo Pequeno, em protesto contra a falta de apoio do governo à atividade tauromáquica e, mais tarde,  cerca de 1.800 membros do setor tauromáquico escreveram uma carta aberta à ministra da Cultura a solicitar a descida do IVA de 23% para 6%, alegando que esta atividade “faz parte do ADN Português”.

Vários partidos pretendem mesmo ilegalizar as touradas, nomeadamente o PAN e o Bloco de Esquerda, e o primeiro passo é acabar com o financiamento público à realização de touradas, canalizado não só diretamente por subvenção estatal como, também, indiretamente, através de apoios de diversa ordem de algumas autarquias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui