Segundo dados do Eurostat publicados agora, no final de 2023 havia 111.002 EV registados, ou seja, cerca de 1,87% do total de automóveis existentes em Portugal. O parque automóvel nacional está a rondar agora os 6 milhões de veículos automóveis. Comparando estes dados com os de 2022, verificamos que o número de EV aumentou cerca de 40%, mas a procura está a abrandar, segundo dizem os retalhistas do setor.
Os principais problemas para que o crescimento das vendas de EV possa acelerar são de ordem tecnológica e financeira. Por um lado, enquanto as baterias forem o “trambolho” que são, grandes e pesadas, lentas a carregar, os compradores continuarão a preferir motores de combustão, em que os automóveis podem ser reabastecidos de combustível em poucos minutos. E, por outro lado, o preço de venda ao público permanece demasiado alto, os EV ainda não deixaram de ser um produto burguês, longe do alcance da maioria dos cidadãos. É verdade que já começa a surgir um tímido mercado de EV usados, onde os preços são forçosamente mais baixos, mas ainda insignificante.
Estes problemas têm desencorajado os fabricantes, muitos dos quais reformularam objetivos, adiando a eletrificação total dos seus produtos muito para lá de 2030. O setor parece navegar sem GPS por estradas desconhecidas.
VENDEDORES DE AUTOMÓVEIS ENGANAM CLIENTES
Por exemplo, a Stellantis colocou em pré-venda o modelo e-C3, propagandeado como o primeiro EV europeu a preços populares. O carro está referenciado para custar cerca de 23 400 €, na versão base, para uma autonomia a rondar os 300 quilómetros. Os primeiros interessados sinalizaram a compra em fevereiro e o carro ainda não apareceu. Oito meses depois, apesar de continuar em pré-venda até nas redes sociais, os vendedores não sabem dizer ao certo quando o e-C3 chegará ao mercado português. Alguns clientes da Santogal por exemplo, dizem ter sido contactados pelos stands onde sinalizaram a compra do e-C3, com o aviso de que o veículo não chegará antes de novembro. O mínimo que se pode dizer disto é que é um mau serviço.
Em outubro de 2023, a Citroen anunciava que “o modelo vai ser montado na fábrica da Citroen na Eslováquia e está programado para chegar ao mercado entre abril e junho de 2024.” Mas não cumpriram.