NINGUÉM QUER A IGREJA DE SANTO AMARO

0
2197

Ninguém quer comprar o edifício da igreja de Santo Amaro, em Castelo de Vide. O imóvel está mesmo no centro da vila, está barato (350 mil euros), mas nem assim aparece quem o queira. Nem a própria Câmara Municipal se mostra interessada.

Talvez o problema se prenda com o facto de o imóvel estar classificado como monumento de interesse público. Toda a gente sabe que isso traz problemas, sempre que for preciso fazer obras.

O edifício pertence à Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (SCMCV), que não lhe dá uso. Já há muito que deve ter sido dessacralizado e, assim, nem para missas serve. Estamos a falar de um prédio urbano composto por três andares, quintal e sótão, tendo uma área total de terreno de 1.350 m2 e uma área de implantação do edifício de 650 m2.

O que temos hoje é já uma reconstrução da ermida original, construída em 1494. No século XIX, a SCMCV construiu a igreja em cima da velha ermida. Em 2014, quando foi classificada monumento de interesse público, já a igreja tinha pouco uso. Mas trata-se de um exemplo do barroco alentejano e convém que seja conservado.

O anúncio da venda do edifício já foi publicado duas vezes e não apareceu nenhum interessado. A esperança da SCMCV está na autarquia. Mas será preciso que a autarquia tenha um projeto que justifique a aquisição. E será preciso que a SCMCV aceite negociar o “preço justo” pelo edifício. Não deve haver “fumo branco” e o negócio não se fez.

Se estivesse em Lisboa ou no Porto, os 350 mil euros seriam uma pechincha. Antigas igrejas têm sido vendidas por muito mais dinheiro. Mas em Castelo de Vide…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui