UM HOMEM DA HISTÓRIA

Faleceu dia 11, em Faro, onde se encontrava numa casa de repouso, o Dr. Arnaldo António Pereira. Era natural de Freixo de Espada-à-Cinta, onde nasceu a 5 de Julho de 1946.

0
3292

Um homem do norte que viveu na Grande Lisboa, onde se distinguiu como professor, historiador, ativista, intelectual. Em resumidissimo descritivo, fez carreira como docente universitário na Faculdade de Letras de Lisboa, organizou o Sindicato de Professores da Zona da Grande Lisboa, publicou, colaborou com várias autarquias em projetos culturais.

Em 1993 foi eleito nas listas da CDU para a Câmara Municipal de Oeiras, tendo-lhe sido atribuída a gestão dos pelouros do Desporto e dos Centros Históricos, bem como responsabilidades no acompanhamento de projectos sobre a orla ribeirinha e a Fábrica da Pólvora de Barcarena. Representou também a Câmara Municipal de Oeiras na Direcção da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e no Conselho Geral da Universidade Atlântica. A sua acção e dinamismo foram aí deveras apreciados. Nessa altura, apresentou ao Congresso «O Marquês de Pombal e a Sua Época / Colóquio O Século XVIII e o Marquês de Pombal» a comunicação «Pombal e os Jesuítas  algumas notas para uma compreensão do anti-jesuitismo pombalino», publicada nas p. 269-277 das respectivas Actas (Oeiras/Pombal, 2001).

Permita-se-me um pormenor: o Dr. Arnaldo teve oportunidade de adquirir a Torre dos Laftat, no Carvalhal.

Como historiador, recuperou-a com todo o cuidado, respeitando a traça original e nela expôs, em lugar de honra, a cópia da coleira de escravo que, finalmente, se lograra encontrar, juntamente com outra, em Março de 2017, nas reservas do Museu Nacional de Arqueologia. A coleira ostenta a seguinte “Este preto pertence a Agostinho de Lafetá do Carvalhal de Óbidos”.

Deixa viúva a Doutora Helena Serôdio, catedrática de Germânicas pela Faculdade de Letras de Lisboa. À família enlutada, designadamente à sua filha, a Dra. Lídia Pereira, e aos seus netos, Matilde e Diogo, se apresentam os mais sentidos pêsames.

Que descanse em paz!

O corpo do Dr. Arnaldo Pereira estará em câmara ardente, este sábado, 13, na igreja de Linda-a-Velha, a partir das 16 horas; o funeral está previsto para as 12 horas de domingo para o crematório de Barcarena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui