Rússia e Ucrânia, a esticar a corda

Zelensky e Putin esticam a corda. Em teoria, Putin é mais forte, mais ginasticado, mas está a ficar velho. Zelensky, embora mais roliço, tem tido os melhores personal trainers que a CIA pode dispensar. Nas redes sociais joga-se sujo e duro. Também por aqui se ensina a matar.

0
760

Meios de comunicação social, redes sociais, dark web, todos os campos são válidos para propaganda de guerra e desmoralização do inimigo.

A propaganda ucraniana é muito bem feita. Os discursos de Zelensky chegam às redações e redes sociais traduzidos em inglês, as fotos são sempre horrorosamente belas. Há muita mão-de-obra empregue nesta propaganda, muito dinheiro investido nisto.

A outro nível, desenvolve-se também uma guerra assimétrica com a promoção da guerrilha urbana. Nas redes sociais, ensina-se a fazer bombas caseiras e publicitam-se os ataques realizados.

No Facebook, existem diversos grupos e perfis que se dedicam a incentivar atos de vandalismo e guerrilha urbana.

página anti-Rússia no Facebook

Neste tipo de páginas, noticiam-se atos de sabotagem e fornecem-se links que alegadamente comprovam os acontecimentos e onde constam apelos à sistematização da violência política.

publicado no Facebook

A tendência é para o aumento deste tipo de ações. Uma garrafa com gasolina que explode, um pneu a arder no meio da rua, um cidadão que ficou com o carro queimado, são as pequenas batalhas dos partizans.  

Os russos também jogam neste campo. Hoje (25/09) surgiu a informação (num comentário -que reproduzimos abaixo- a uma notícia sobre o eventual fecho da fronteira entre a Rússia e o Cazaquistão), que depois do anúncio dos resultados do referendo, será apresentado um ultimato à Ucrânia sobre a retirada voluntária das tropas dos territórios anexados pela Rússia. Em caso de recusa, Moscovo declarará guerra a Kiev. Depois disso, a guerra total, com a destruição sistemática das estruturas do país e ataques dirigidos aos centros de decisão.

Um modo de dizer a Zelensky que ele passará a ser também um objetivo militar.

comentário no Telegram sobre reação da Rússia após anexação dos territórios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui