Covid-19: pandemia não abranda

0
347

O último balanço da Direção Geral de Saúde indica que nas últimas 24 horas faleceram com covid-19 mais 78 pessoas e que outras 4.369 estão infetadas.

Os números da pandemia mantêm-se elevados e com o surgimento da nova estirpe proveniente do Reino Unido podem vir a piorar, uma vez que esta variante do Sars-CoV-2 é considerada muito mais contagiosa.

Independentemente desse novo fator, o atual agravamento da pandemia está a ser atribuído às festas de Natal e Ano Novo onde, eventualmente, as pessoas descuraram o afastamento físico e o uso da máscara em reuniões familiares. Hoje temos 3.171 pessoas internadas, mais 127, e 510 em cuidados intensivos, mais 10 face a ontem.

Relativamente às 78 mortes registadas nas últimas 24 horas, o boletim revela que 33 ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, 18 na região Norte, 15 na região Centro, 10 no Alentejo, uma no Algarve e uma na Madeira.

Relativamente à nova estirpe deste coronavírus,  recordamos que o Instituto Ricardo Jorge detetou 16 casos da nova variante do SARS-CoV-2 em Portugal Continental. A nova estirpe, que não é mais grave, nem mais letal, foi detetada primeiro na Madeira, em dezembro, em passageiros chegados ao Funchal provenientes de Londres. Os médicos acreditam que as vacinas vão atuar contra esta variante, igualmente. Mas isso ainda está por provar.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here