Covid-19: mais de 6 mil mortes desde que tudo começou

0
645

Portugal atingiu hoje 6.063 mortes relacionadas com a covid-19, depois de registar nas últimas 24 horas 86 óbitos e 3.835 novos casos de infeção, dados divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim mostra que estão internadas 2.973 pessoas, menos 88 do que na sexta-feira, das quais 485 em cuidados intensivos, mais uma que ontem. Desde 15 de novembro que o número de internamentos não estava abaixo dos 3.000 (2.929).

Relativamente às 86 mortes registadas nas últimas 24 horas, 43 ocorreram na região Norte, 29 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 10 no Centro, duas no Alentejo, uma no Algarve e uma na Região Autónoma da Madeira.

O que os números dos últimos dias revelam é que a pandemia está a baixar de intensidade, embora o número de mortes continue elevado. Há sempre uma dessincronia entre o número de infeções e o número de mortes, sendo que o primeiro factor tem de baixar para passados uns dias o segundo começar a diminuir também. Isto é, as medidas de confinamento parecem estar a resultar e se as vacinas que aí vêm forem eficazes podemos ter esperança de resolver esta questão dentro de uns meses, durante o próximo ano.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here