UM PAPA PORTUGUÊS

Ninguém sabe quem poderá suceder ao Papa Francisco. Doente, internado com problemas respiratórios desde 14 de fevereiro, Francisco pode resignar a qualquer momento. É uma possibilidade que ele mesmo colocou em tempos, caso o peso da idade ou alguma doença o incapacitasse para continuar a governar o Vaticano

0
398
Cardeal Tolentino de Mendonça

Entre os possíveis sucessores, há um português. O Cardeal José Tolentino de Mendonça. É uma personalidade da cultura, alinhado com a chamada Ala Progressista da Igreja Católica, apoiante das reformas que Francisco introduziu, tem desempenhado cargos relevantes no Vaticano desde 2018, primeiro como arquista e bibliotecário e, atualmente, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação. Mal comparado, Tolentino é uma espécie de ministro global do Vaticano para as questões culturais, coordena a atividade das muitas instituições católicas dedicadas à cultura, da Teologia às Belas Artes, da Arqueologia à propagação da fé.

Tolentino está na shortlist de cardeais “papáveis”, mas a decisão cabe a um coletivo, o Colégio dos Cardeais, que reunirá à porta fechada até escolherem entre eles um que será o chefe de todos. Ou seja, a escolha de um Papa baseia-se em compromissos, negociação, escolhas políticas e, também, em critérios como a alternância geográfica ou até étnica. Isto é, depois de um Papa oriundo da América Latina, poderá suceder um de outro continente. Por exemplo, pode ser que o futuro Papa seja africano e há um que se destaca nas apostas, o Cardeal Peter Turkson, do Ghana, 76 anos, conhecido por ser defensor da justiça social. Nunca antes houve um Papa africano. Poderá ser desta.

Cardeal Peter Turkson

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui