A Proteção Civil lançou um alerta devido à aproximação de um temporal. Para os próximos dias, a previsão meteorológica é de muito frio e chuva.
Em comunicado, a Proteção Civil refere que, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se temperatura com mínimas abaixo da média para a época do ano, bastante chuva, trovoada e granizo, vento e formação de gelo e geada no interior do país.
A previsão meteorológica fala ainda em queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões Norte e Centro e acima dos 800/1000 metro na região sul na quinta-feira, descendo temporariamente para os 400/600 metro a partir do final da tarde. Quinta-feira vai ser um dia difícil.
Cuidado com lareiras em salas mal ventiladas, por causa das intoxicações e dos incêndios. Há recomendações especiais para os mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com patologias crónicas e população sem-abrigo. As autarquias deverão acionar preventivamente ações de proteção a estes grupos sociais.
Por fim, atenção às condições nas estradas. Em muitos locais há de haver gelo, o vento pode provocar queda de árvores, a chuva pode provocar enxurradas e deslizamentos de terra.