322 reclusos com covid-19

0
1131

Um pouco mais de 2% da população prisional está infetada com covid-19. Concretamente, são 322 reclusos e 121 guardas prisionais e outros funcionários, segundo dados divulgados pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Quanto à vacinação, a DGRSP diz haver 87,96% de funcionários vacinados e 92,42% de reclusos.

O problema quanto às medidas de contenção da pandemia no interior das prisões é a impossibilidade de os reclusos usarem máscaras, pelo que a solução encontrada tem sido o isolamento forçado de reclusos e a diminuição das visitas, quer na duração dos encontros, quer no número de visitas autorizadas semanalmente.

Em dezembro passado, a Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) considerou, em comunicado, que as medidas sanitárias aplicadas no sistema prisional eram incompreensíveis e discriminatórias, quanto mais não seja porque só os reclusos e familiares são alvo das restrições, sendo que “todos os outros elementos da comunidade prisional (guardas, funcionários, professores, médicos, etc.) entram e saem diariamente das cadeias, depois de poderem ter passado horas em discotecas, estádios de futebol e até igrejas onde estas medidas se não aplicam.”

Em alternativa, a APAR dizia preferir que nos estabelecimentos prisionais houvesse “desinfetantes para as celas, sanitas e espaços comuns” e que fossem distribuídas máscaras e álcool gel pelos reclusos.

Mas a DGRSP está contente consigo mesma, diz continuar hoje “apostada, em articulação com a saúde publica, em dar continuidade ao trabalho que permitiu, até agora e com os meios próprios do sistema, a evolução positiva (sem qualquer óbito entre internados e trabalhadores) dos casos até agora registados”.

Fora das cadeias

Fora das cadeias, os números impressionam: 50.447 novas infeções, 53 mortes associadas à covid-19, 2.440 pessoas internadas, 155 das quais em unidades de cuidados intensivos.

O número de casos ativos voltou a aumentar, havendo agora 642.113, mais 29.100 do que na quarta-feira.

Desde março de 2020 foram infetadas em Portugal 2.795.830 pessoas com o SARS-CoV-2 e foram declaradas 20.077 mortes associadas à covid-19.

Dos óbitos registados no boletim epidemiológico de hoje, um foi de uma pessoa com menos de 49 anos de idade e cinco foram de pessoas na faixa etária dos 60 anos. Os restantes eram mais velhos que 70 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui