Chineses têm novo ‘carocha’, mas… eléctrico!

0
648

Um automóvel ‘parecido’ com o ‘Carocha’ vai voltar a circular… graças a indústria chinesa. Será totalmente elétrico e com autonomia de 500 kms.

Tem o nome de Punk Cat e pertence à Great Wall que, em 2013, pôs um veículo todo terreno nas mãos de Carlos Sousa, no Dakar da Argentina. Era um Haval Suv, made in China.

Os chineses deixaram há muito de fazer pequenas tralhas e estão em força no comércio automóvel com 19 marcas próprias.
O novo ‘parecido’ ‘carocha’ é realmente aliciante. E poderá ser fabricado no Brasil, na antiga fábrica da Mercedes, apesar dos brasileiros terem poucos pontos de abastecimento elétrico.

O facto está a incomodar os alemães. Mas é importante recordar que Volkswagen instalou nos seus automóveis um software que viciava os dados sobre a poluição dos seus motores de combustível fóssil, quando eram testados por computador.
E agora a VW vem queixar-se que a Great Wall lhe anda a copiar… as linhas de um dos muitos tipos de ‘carocha’ fabricando carros Punk Cat eléctricos!

O Punk Cat têm parecenças com o VW Type 1, de 1938 e 2003 e depois alterado de 2004 a 2019. Mas não é o VW Type 1.
Agora que os chineses se interessaram por um carro tipo ‘‘carocha’, os alemães apressam-se a insinuar que vão retomar a produção do Beetle com base na plataforma eléctrica MEB.

É uma sorte o argumento não ‘pegar’ por exemplo na indústria naval ou na dos instrumentos musicais ou na indústria da confecção, porque ficávamos fritos com este tipo de multinacionais.

Que venham os ‘carochas’ de vários feitios e tamanhos… para todos os gostos. Quero lá saber da Volkswagen que andou a aldrabar o mundo e agora clama “ai Jesus! que não queremos carros parecidos com os ‘nossos’’!

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here