Amadora, os romanos da Falagueira

0
1425

A cidade da Amadora pode ser o local mais improvável para se encontrarem vestígios arqueológicos. O concelho está quase completamente urbanizado, restam apenas algumas áreas livres de construção moderna. O que resistiu ao passar dos séculos acabou por ficar debaixo das fundações dos inúmeros blocos de apartamentos que fizeram da Amadora a maior cidade satélite de Lisboa.

Mas, ainda assim, foram encontrados e investigados alguns sítios arqueológicos. Um deles é o sítio do Moinho do Castelinho, uma necrópole romana situada no bairro da Falagueira. Desses trabalhos arqueológicos demos conta nesta reportagem vídeo, publicada há um ano.

Desses trabalhos arqueológicos levados a cabo por arqueólogos da autarquia, resultou um outro projeto chamado “Dar rosto à Villa ”, que deu origem a uma experiência interessante, em parceria com artistas da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, investigadores de antropologia de Coimbra e outros cientistas da Universidade de Lisboa, que resultou na reconstituição facial de uma mulher romana cujo crânio foi retirado da necrópole encontrada na Amadora. Vejam o vídeo:

Seria mais ou menos assim, o rosto dessa mulher morta e enterrada no Moinho do Castelinho, na Falagueira. É evidente que a opção de lhe colocar cabelo loiro e olhos azúis é meramente estética. Não creio que tenha algum fundamento científico. Nesta necrópole já foram encontradas 41 sepulturas, até agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui