Portugal absteve-se na luta contra o racismo

0
2946

Em Portugal não foi notícia. A televisão só dá covid-19 e, de resto, noticiário sobre política internacional só quando há muitos mortos e feridos ou dá jeito a alguma potência amiga.

A notícia seria que Portugal não votou a favor da “eliminação do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e formas conexas de intolerância”, assim se designa a resolução com o código A/RES/75/237 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O voto do Estado português é uma tentativa de passar entre os pingos da chuva. Não alinha com os Estados Unidos, Inglaterra ou Alemanha, mas também não alinha com a grande maioria das nações do Mundo que votaram a favor e aprovaram a resolução.

Uma abstenção numa matéria destas é uma atitude aparentemente cínica e cobarde. Faz pensar que a abstenção portuguesa é uma tentativa de não comprometimento para evitar futuras represálias.  Nenhum Estado europeu votou a favor, a maioria absteve-se, alguns votaram contra. Sem explicações oficiais, ficamos com a sensação de que houve concertação diplomática para orientar o voto dos europeus.

Seja como for, é uma pena. Para o futuro, o que fica é o voto expresso. Todos os países de língua português votaram a favor, até mesmo o Brasil de Bolsonaro. Aquilo que deveria ser um tema consensual, não mereceu o voto de Portugal num momento em que tem um Governo sustentado pelo Partido Socialista. No futuro próximo, veremos que implicações tem tudo isto quando quiserem reeleger António Guterres como secretário-geral da ONU.

Duas Linhas pediu esclarecimentos ao Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre os considerandos que levaram a esta abstenção na votação sobre a resolução 75/237 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Se alguém no Palácio das Necessidades nos responder, daremos conta das justificações do Governo português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui