Depois de ter testado positivo no início desta semana, o Presidente da República fez três testes sucessivos, o último hoje, todos negativos.
Todos os testes foram realizados pelo Instituto Ricardo Jorge, com amostras colhidas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Marcelo rebelo de Sousa não tem uma agenda muito preenchida enquanto candidato às próximas eleições presidenciais, e mantém uma agenda mínima nas suas funções presidenciais, sem participar em ajuntamentos nem em reuniões com muitas pessoas. Marcelo encontra-se em vigilância desde a semana passada, por ter tido contactos considerados de baixo risco com dois infetados com o novo coronavírus.
Entretanto, o ministro das Finanças, João Leão, e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, testaram positivo ao covid-19. Ambos estão em confinamento domiciliário e mantêm as atividades governativas por vídeo conferência.
Já houve antes vários membros do Governo infetados com o novo coronavírus. Casos do ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, depois foi Nelson de Souza, ministro do Planeamento, que testou positivo para o SARS-CoV-2 e o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro. E houve ainda o caso de Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde. Praticamente todos os membros do Governo já estiveram em confinamento devido a contactos de risco, incluindo o primeiro-ministro.