Pela magia da dança

… recuamos séculos, quando o viver se processava a um ritmo natural, sem a ânsia de chegar. E assim recuámos nós, na tarde do dia 8, quando, no auditório de S. Vicente, em Alcabideche, se celebraram os cinco anos (oficiais) da criação da Associação Viajar pela Dança Cascais.

0
405

Nascida do entusiasmo de José Filipe Lousada, a Associação proporciona esse recuar no tempo, através da interpretação de danças palacianas, os bailarinos envergando bem vistosos trajos típicos d’outrora.

Vimos a suave elegância dos pares, numa reverência quase sempre, o sorriso aflorando nos lábios, as mãos a tocarem-se de quando em quando e ao de leve, os passos lentos e compassados, ao ritmo da música suave.

vídeo de José d’Encarnação

Valeu a pena!

E que bom os intérpretes, a maior parte deles ‘jovens há mais tempo’, se deixarem contagiar pelas melodias e a nós nos contagiarem também, sem sequer nos chamarem a atenção para o facto de que tudo aquilo acaba por ser bem estudado, fruto de longas horas de ensaios, em serões de noites por dormir!

Abrilhantou a festa a Tuna da AISA (Associação dos Idosos da Senhora da Assunção), da Malveira da Serra, povoação que tem por orago precisamente Nossa Senhora da Assunção. Dirigidos esses entusiastas ‘idosos’ pela descontraída alegria do maestro Luciano Pedroso, brindaram-nos com canções que andam – ou melhor, andavam!… – na boca do Povo, celebrizadas pelos nossos cantores, tendo-nos, inclusive, obsequiado no final com uma marcha original do próprio maestro.

vídeo de José d’Encarnação

Seguiu-se um número executado, também com ar sereno, pelo Grupo de Dança de Natal, com temas natalícios.

Cantaram-se os parabéns e houve confraternização na sala de convívio ao lado do auditório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui