A ONU PODE NÃO SOBREVIVER A GUTERRES

António Guterres pode ser o último secretário-geral da ONU, caso se acentue o desmoronamento desta organização.

0
1316

O que aconteceu durante a recente Assembleia Geral das Nações Unidas é a evidência do falhanço da mediação da ONU em situações de crise. O discurso de Netanyahu foi um insulto à ONU e mais uma afronta às decisões da Assembleia Geral e mesmo do Conselho de Segurança.

Nunca Israel cumpriu com as resoluções que lhe ordenavam sair dos territórios ocupados e, agora, desprezou todas as decisões internacionais para se coibir de continuar a dizimar a população civil palestiniana.

Apesar das decisões assumidas pelo Tribunal Internacional de Justiça, o primeiro-ministro israelita participa numa Assembleia-Geral da ONU sem ser incomodado, respaldado pela proteção dos EUA.

Uma organização que pode ser manietada pela vontade de um único dos seus membros, desde que seja um dos cinco Estados com acento permanente no Conselho de Segurança, é uma organização que nunca será capaz de ter uma ação verdadeiramente arbitral.

O princípio maior da democracia que é a execução da vontade das maiorias, o primado do voto, não é exercido pelas Nações Unidas.

reunião do Conselho de Segurança da ONU

No Conselho de Segurança estão os que venceram a II Guerra Mundial há 80 anos, que guardam ciosamente o absurdo “direito” de veto. Nada evoluiu durante este tempo, nenhum país africano tem ali representação, nenhum país de língua hispânica ou portuguesa. Ou seja, a maioria da população mundial não está representada no Conselho de Segurança.

A ONU e o seu Conselho de Segurança só são eficazes quando decidem em questões relativas a países fracos ou desorganizados, quanto estão em causa interesses dos mais fortes ou não intervém ou pactua com a agressão.

Perante isto, é bem possível que a maioria dos Estados descontentes com o que se passa na ONU e no seu Conselho de Segurança queiram mudanças, uma nova organização com outros pressupostos e sem as amarras da atual.

O mandato de António Guterres termina em meados de 2027. Até lá, há muito tempo para assistirmos à morte desta ONU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui