Dicas para criar e gerir o seu negócio online

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O comércio eletrónico veio para ficar. Depois do seu rápido crescimento durante a pandemia, muitos esperavam que o e-commerce iria experimentar um período de perda de influência nas compras dos consumidores, mas a realidade veio desmentir tal cenário.

De acordo com os dados da DPD, uma das mais importantes transportadoras a operarem em Portugal, ao longo do ano passado, sete em cada dez portugueses (71%) realizaram compras online, o que significa um crescimento de cinco pontos percentuais face ao que se verificou em 2022.

Olhando para estes números que ajudam a pintar um comércio eletrónico pujante, não será surpresa que cada vez mais portugueses vejam nesta área de negócio uma excelente oportunidade de fazerem carreira.

Apesar da crescente procura dos consumidores e dos menores gastos que terá com a abertura de um negócio online, nem tudo são facilidades, por isso, se quer entrar com o pé direito no universo do e-commerce, não deixe de tomar nota destas cinco dicas que temos para si.

Cinco dicas

1 – Faça uma pesquisa de mercado focando-se na concorrência e nos hábitos de consumo atuais

Para que o seu negócio online possa “furar” e conquistar o seu lugar ao sol no competitivo mundo do comércio eletrónico, é importante que tente trazer algo de novo aos consumidores.

Consegui-lo passa, sem dúvida, por procurar fazer uma pesquisa de mercado que se foque nos produtos e serviços oferecidos pelos seus concorrentes e, mais importante do que tudo, quais são os hábitos e tendências de consumo atuais.

2 – Escolha métodos de pagamento online adequados à sua plataforma do negócio

Vender é importante, mas ainda mais importante é receber o fruto das suas vendas.

Neste sentido, procure equipar o seu negócio com meios de pagamento que não só tornam a experiência de pagamento mais simples e intuitiva para os seus clientes, mas que também se foquem nas suas necessidades e hábitos.

Assim, se quiser diminuir o atrito na altura do checkout (finalização da compra com o pagamento) e aumentar o ticket médio do cliente (valor médio gasto em cada compra), procure escolher métodos de pagamento adequados à sua plataforma de negócio.

Se procura pagamentos online para empresas, recomendamos uma visita à REDUNIQ, marca portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de pagamento presenciais e online.

Por exemplo, se vai vender através de um site próprio, a REDUNIQ apresenta-lhe o REDUNIQ E-Commerce, uma solução de pagamentos de lojas online com integração simples com os mais utilizados plugins de e-commerce do mercado e que lhe vai permitir receber pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo.

Já se a opção for vender sem site através de marketplaces ou das redes sociais, o nosso conselho vai para que contrate a solução chave na mão REDUNIQ@Payments que, de forma simples, lhe vai permitir receber pagamentos  por e-mail, SMS, WhatsApp, através da partilha de um link. Pode aceitar pagamentos por referência Multibanco ou MB WAY e ainda pagamentos com cartões Visa e Mastercard sem ter que se preocupar com custos de adesão, custos fixos, mensalidades ou integração.

3 – Trabalhe o Marketing

Conquistar o seu lugar ao sol no comércio eletrónico passa, igualmente, por estratégias de comunicação e marketing criativas e próximas dos consumidores.

Para tal, procure investir em Marketing de Conteúdo, isto é, procure criar conteúdo relevante para o seu público-alvo nas redes sociais, trabalhe o SEO (Search Engine Optimization) para conseguir uma maior visibilidade para o seu negócio e promova o E-mail Marketing, estratégia que, entre outras coisas, consiste em aproveitar os dados dos seus clientes para promover produtos e oferecer descontos.

4 – Monitorize a experiência do cliente

Não basta montar o negócio e começar a vender, especialmente no universo do e-commerce. Pela volatilidade deste mercado, é importante que monitorize constantemente o comportamento dos seus clientes através das métricas que softwares como o GA4 lhe oferecem e que lhe vão permitir identificar potenciais obstáculos ao longo da jornada de compra.

5 – Ofereça entregas gratuitas

Para que a experiência de compra do cliente seja o mais prazerosa possível e, dessa forma, aumente a possibilidade de este voltar a comprar na sua loja online, é importante que tenha atenção às entregas ao domicílio.

Neste sentido, recomendamos que recorra ao serviço de entregas dos CTT ou estabeleça uma parceria com uma transportadora.

Um último conselho, se possível, ofereça entregas gratuitas.

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