O novo negócio de Cristiano Ronaldo

Foi o jornalista António Tadeia, na sua newsletter, quem me chamou a atenção para o mais recente negócio de Cristiano Ronaldo, um canal no YouTube que se chama “UR Cristiano”, o que significa “Tu És Cristiano” (You Are Cristiano).

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O nome do canal talvez não seja fantástico, mas isso pouco importa se é do CR7. A verdade é que, num instante, com apenas 19 vídeos publicados, já tem mais de 34 milhões de seguidores e todos os minutos o registo aumenta.

Não é um canal com vídeos dos golos de Cristiano Ronaldo. É um canal sobre… nada de importante. Quem quer saber de larachas entre Cristiano e Giorgina? Quem está interessado em “saber tudo” sobre o casal? Quem quer saber dos programas de televisão que Cristiano vê? Quem quer saber qual a cor preferida de Cristiano? Quem quer saber das festas mundanas onde Cristiano e Giorgina se mostram? As perguntas multiplicam-se, mas a resposta é só uma: quase todos querem saber seja o que for sobre Cristiano Ronaldo.

Cristiano é um negócio. Não só no futebol, onde se vendem mais bilhetes e mais camisolas sempre que CR7 vai jogar, onde os direitos de transmissão sobem quando ele vai jogar. É também um grande negócio em qualquer outra área onde a imagem dele possa ser utilizada, desde a venda de shampôs para a caspa às cuecas da marca X. É até possível que boa parte dos carros que ele tem nas garagens seja oferta das marcas, só para se poder dizer que Cristiano passou no seu Lamborghini ou no Ferrari ou no Rolls Royce ou no não sei quê, em qualquer um dos seus veículos super exclusivos.

Agora, virou-se para o YouTube na versão “famosos”. Em poucos dias, alguns dos 19 vídeos que lá estão agora já somam milhões de visionamentos. Por exemplo, o vídeo intitulado “Descobre tudo sobre o casal mais famoso do planeta” já foi visto por 28 milhões de pessoas, em apenas 2 dias. Claro que não são vídeos caseiros. Ali tudo é feito com extrema qualidade profissional, desde a captação de som, à edição das imagens e ao grafismo, sonoplastia. É trabalho de uma boa equipa de profissionais.

Tal como escreve o António Tadeia na sua newsletter, “o futebol não é só o futebol – são também coisas mundanas, como quem lava a loiça e quem estende a roupa lá em casa.”

Mas, pessoalmente, essa é a parte menos interessante, em princípio. A não ser que, de repente, Cristiano se vire para atividades ou causas verdadeiramente interessantes do ponto de vista social e político. Por exemplo, o apoio à libertação da Palestina ou a erradicação da pobreza na ilha da Madeira. Então, sim, o tal canal passaria a ser coisa de seguir.

1 COMENTÁRIO

  1. Ao longo dos tempos os homens nunca abandonaram os seus instintos primários de reprodução e sobrevivência. A procura por alimentação, resistir às intempéries e às ameaças dos predadores continuam a existir, só que as regras da selva nas sociedades de se dizem hoje civilizadas são outras, continua a ser cada um por si, os outro continuam a ser instrumentais nas nossas vidas e se possível estarem sobre o nosso domínio. Ronaldo começou por ser só instrumental para outros, mas sobe aproveitar as condições que lhe foram proporcionadas face ao seu potencial intrínseco de futebolista, capitalizando literalmente os seus sucessos para depois, servindo-se das regras existentes e disponíveis nas sociedades contemporâneas, criar o seu mundo onde procura que instrumental passem a ser os outros.
    As nossas sociedades premeiam os instrumentais que potenciam o capital, que sejam um bom engodo para os produtos que querem vender. É falso que a sociedade valorize por si só uma pessoa, monetariamente, pelo seu saber, inteligência, dedicação ou esforço, se não for rentável, esqueçam. É totó, mas vende, isso é que importante.

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