ZERO APOIOS

0
614

Este Governo não vai apoiar a aquisição de veículos elétricos nem incentivar o abate de automóveis demasiado velhos para continuar a circular nas estradas e ruas de Portugal. Em 2024 não vai haver nenhum apoio governamental nestas áreas, mesmo se Portugal é o país da Europa com parque automóvel mais velho e decrépito.

O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente acaba de confirmar que o atual Governo não pretende gastar um cêntimo que seja nestas modernices. O anterior Governo podia ter decidido a questão antes das eleições antecipadas, mas preferiu esperar para ver se se mantinha em funções e, depois, sabendo que não iria continuar, deixou a questão para ser decidida pelo atual Governo.

Em 2023 foram atribuídos 1300 apoios de 4 mil euros para aquisição de veículos elétricos e teria sido interessante se esses apoios continuassem. Este ano, o orçamento do Fundo Ambiental foi aprovado (quando o OGE2024 foi aprovado) e existem (pelo menos no papel) cerca de 1,8 mil milhões de euros para a atividade do Fundo Ambiental. Por decisão do atual Governo, nem um cêntimo será atribuído à renovação do parque automóvel.

A média de idade do parque automóvel português é de 13,6 anos, uma média superior à dos restantes países europeus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui