A maioria dos sites ou simples páginas nas redes sociais tem uma duração média de 1 ano. Nascem tão depressa quanto morrem, segundo informa Arquivo.pt, uma infraestrutura de investigação na internet gerida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Muitos destes sites e páginas aparecem por mero oportunismo. É o candidato a autarca que julga que é importante ter uma página um mês antes das eleições ou o comerciante que quer promover os seus produtos ou a miudagem que quer mostrar habilidades várias ou, enfim, há mil razões para se querer ter um site, blog, página, perfil, qualquer um dos meios que a internet colocou à nossa disposição.
Por exemplo, a Saloia TV começou em 2009 no YouTube apenas para demonstrar que os saloios não são parvos. Apenas, é como quem diz. Mudar os preconceitos neste país é uma tarefa árdua. E talvez por isso a Saloia TV continua a insistir, que é como quem diz existir, 14 anos depois.
Para se ter uma ideia do que era o site da Saloia TV em 2009, vejam, por exemplo, a atualidade reportada em 7 de outubro desse ano.


O tempo passou e a Saloia TV acompanhou as novidades e avanços tecnológicos. Do site e da página no Youtube (onde tem mais de 21.300 subscritores) e das câmaras de vídeo tradicionais, passou para o Facebook (onde tem mais de 195 mil seguidores) e para os telemóveis como ferramenta de trabalho. O que não mudou foi o empenho na defesa dos interesses da região, da tradição e da boa imagem dos saloios, contra tudo e contra todos os Basílios que apareçam.
Quatorze anos é muito tempo. Parabéns à Saloia TV.