VIVA A CENSURA

Passou sem impacto, apesar de ter tido notável cobertura dos meios de comunicação social portugueses, mas as histórias da Web Summit começam agora a surgir.

0
1361

A grande surpresa desta edição foi a presença de Olena Zelenska, a mulher de Zelensly. Acontece que, segundo agora foi divulgado, a presença dela foi feita à custa da retirada de credenciais a alguns jornalistas.

O site Grayzone, por exemplo, diz que meios de comunicação irlandeses e fontes próximas do CEO da Web Summit confirmaram que os seus representantes foram banidos da Web Summit, a pedido expresso de Olena.

O Grayzone é dirigido por Max Blumenthal, um jornalista norte-americano bastante crítico do “estado de guerra permanente” que tem marcado a política dos EUA.

Segundo publicou o jornal irlandês Irish Examiner, as presenças de Max Blumenthal e Aaron Mate, da Grayzone, “tinham sido cortadas do evento por insistência da primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska.”

Hoje, o site Grayzone adianta que Zelenska terá ameaçado Paddy Cosgrave, o organizador da Web Summit, de “aplicar uma influência significativa nos patrocinadores” se a cimeira não cancelasse a Grayzone, assim como o académico Noam Chomsky, que também tinha sido convidado a discursar. No final, Cosgrave negociou a presença de Chomsky deixando cair as credenciações aos jornalistas da Grayzone.

Uma segunda fonte próxima da Web Summit enfatizou a influência da primeira-dama ucraniana sobre o evento, explicando que Zelenska “teria sido capaz de fazer com que um grande número de pessoas se retirasse”, caso as suas vontades não fossem satisfeitas, lê-se hoje no Grayzone.

Desde o golpe de Estado de Maidan, apoiado pelos EUA em 2014, Kiev tem mantido mão de ferro sobre o fluxo de informação. Todos os meios de comunicação da oposição foram efetivamente banidos sob a supervisão de Zelensky. Muitos jornalistas que foram considerados incómodos por Zelensky tiveram de mudar de profissão, emigrar ou morrer subitamente numa viela de Kiev.

Há poucos dias, a Ucrânia retirou a acreditação a seis jornalistas da CNN e da Sky News. Por não terem respeitado as regras. Desrespeito evidenciado em imagens de pessoas amarradas em postes na via pública, acusadas de colaboracionismo com a Rússia, ou em imagens de ucranianos a empunharem a bandeira nacional e a fazer saudação nazi nos festejos da entrada das tropas em Kherson.

Cidadãos russófonos atados a postes na via pública, depois da retirada das tropas russas de kherson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui