PROPAGANDA

0
874

Vídeo para mostrar mais alguns exercícios de propaganda política, no enquadramento de guerra que se vive na Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país vizinho.

vídeo

(transcrição do texto gravado)

Os meios de informação russos estão a divulgar pelas redes sociais vídeos com alegados desertores ucranianos ou soldados que se renderam às tropas russas.

Neste primeiro vídeo, o soldado estará a dizer que ele e outros foram enviados para a frente de batalha com pouco armamento e quase sem munições. Diz ele que não passa de carne moída, o que não deixa de ser verdade.

Fazendo fé na tradução na transcrição que acompanha o vídeo, o homem está a dizer que não é possível combater de metralhadora contra canhões e morteiros. E estará, ainda, a dizer que o Governo ucraniano não se importa com eles.

Se isto for verdade, percebe-se então a ânsia do presidente Zelensky que está sempre a pedir mais e mais armamento aos seus supostos aliados.

No segundo vídeo teremos soldados da 115ª brigada do exército ucraniano que se recusaram a lutar contra a Rússia. Detidos, esperam julgamento marcial por deserção, estão, neste vídeo, a ser insultados pelo tipo que está a gravar as imagens.

Este vídeo terá sido publicado pelo soldado ucraniano nas redes sociais e copiado pelos russos que o usam como ferramenta para a propaganda. O que não significa forçosamente que o vídeo seja falso.

O terceiro vídeo é o mais curioso. Alguém trepou o pico Vladimir Putin e colocou lá uma bandeira ucraniana.

O pico Vladimir Putin fica a 4446 metros de altitude, é um local inóspito, de difícil acesso. Foi atingido pela primeira vez apenas em setembro de 2012. Este pico faz parte da cordilheira Tien Shan, nome chinês que significa Montanhas Celestiais e que fica no Quirguistão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui