CARRO ELÉTRICO SÓ PARA COLECIONADORES

0
287

O pequeno veículo na fotografia acaba de ser vendido. Quem o comprou teve de pagar mais de 13.400 € por ele. Foi num leilão da Sotheby’s, em Londres.

O carrito é um Zagato Zele 1000, um elétrico fabricado há 50 anos. Na época não teve um grande sucesso comercial, mas hoje é considerado um “tesouro” para quem gosta e pode colecionar automóveis. Foram vendidos apenas cerca de 500 exemplares. Os que sobreviveram ao tempo, são muito procurados por colecionadores.

O Zagato Zele era um veículo feito por encomenda, desenhado pela famosa casa italiana Zagato. Tem um motor Marelli de 1000 watts. Usava 4 baterias de 12 volts que lhe permitiam uma autonomia acima dos 80 quilómetros e uma velocidade máxima de 40 kms/h. O carregamento faz-se através de uma tomada doméstica, utilizando um transformador. O exemplo do Zagato Zele revela que este tipo de veículo elétrico talvez não precise necessariamente de baterias de lítio.

O Zagato Zele original tem uma carroceria em fibra de vidro. Hoje seria construído em plástico, mais leve e, portanto, o carro seria um pouco mais veloz.

Era perfeito para o trânsito urbano. Continuaria a ser. Hoje, mais do que nunca.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here