MAGIA PRECISA-SE

0
781

A escalada dos preços começou nos combustíveis. Uma subida tão violenta que vai arrastar tudo com ela. Todos os produtos e serviços estão já a encarecer muito. Hoje, por cada 10 litros de gasóleo, o consumidor gasta mais 4 € do que gastava há 15 dias. E nem os combustíveis low-cost escapam, uma vez que a subida tem sido igual. Hoje, 1 litro de gasóleo low-cost está a 1.979 €.

Os sinais de revolta começam a surgir. Associações de empresas de transportes já ensaiam concentrações e manifestações de protesto, com a ameaça de paralisação total e corte de estradas.

A última vez que os camionistas paralisaram, o país quase fechou. Foi em 2019, quando o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) decidiu parar e, em poucos dias, deixou de haver fornecimento de combustíveis nos postos de abastecimento e tudo foi parando em cadeia. Nem mesmo a aviação civil escapou.

A chamada desobediência civil pode ter muita força. Quem já tinha idade para perceber o que se passava à sua volta e ainda não perdeu a memória, recorda-se certamente do bloqueio de camionistas na Ponte 25 de abril, em 1994. A coisa resolveu-se a custo com a intervenção da polícia de choque, mas o primeiro-ministro Cavaco Silva nunca recuperou dos danos políticos que o protesto lhe causou.

Hoje, esperamos de António Costa um passe de mágica. Tem de tirar da cartola coelhos, frangos, pão, batatas, açúcar, salsichas, couve, ovos, sardinha em lata, arroz, leite e tudo o mais na quantidade mínima para a malta poder se sentar à mesa e comer.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here