Batota Futebol Clube

0
1259

Está quase tudo errado no futebol. O termo “quase” é aqui utilizado de modo cautelar, porque a convicção é de que está mesmo tudo errado no futebol.

As suspeições de trafulhices a diferentes níveis são constantes, desde a compra de árbitros, suborno de jogadores para resultados combinados, desvio de fundos em comissões ilegais, corrupção, a lista de possíveis trambiques é longa.

O caso mais badalado tem sido o de Luís Filipe Vieira, nos últimos tempos, mas já tivemos suspeições idênticas com Pinto da Costa, Bruno de Carvalho, entre outros. Raramente as investigações conduzem a sentenças judiciais condenatórias. Ficamos com a sensação de que a justiça não tem pernas para este jogo, mas na opinião pública permanece a crença no ditado popular “onde há fumo há fogo”.

O whistleblower (denunciante) do Football Leaks, Rui Pinto, não se cansa de deixar pistas sobre os desvios de dinheiro do Benfica para benefício indevido de terceiros, mas o facto de ser portista confesso cria-lhe muitos anticorpos entre os benfiquistas que, apesar do que se passou com Luís Filipe Vieira, continuam a tentar varrer o lixo para debaixo do tapete.

Na verdade, o hacker também dá umas bicadas no seu próprio clube. Talvez Rui Pinto merecesse mais crédito na opinião pública, mas conhecendo a clubite existente no ADN tuga, estamos a falar de uma improbabilidade.

A última notícia publicada em jornais de “referência” descreve o achamento de um bloco de notas em casa de um empresário de futebol, onde constam anotações manuscritas sobre comissões e percentagens pagas a LFV.

A acreditar nas notícias, na prática não há transferências no futebol português que não impliquem esquemas de lavagem de dinheiro, com a utilização de uma série de intermediários, o recurso a contratos e subcontratos, canais que permitem o escoamento de dinheiro para entidades normalmente sedeadas em offshores de que podem ser beneficiários finais os dirigentes clubísticos envolvidos.    

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui