Imigrantes são bem-vindos

Estamos a desperdiçar a riqueza de termos mais de 2 milhões de velhos entre nós. O que os mais velhos podem ensinar aos jovens devia ser reconhecido e essa sabedoria canalizada de modo a ser aproveitada pela sociedade.

0
661

Apesar da pandemia estar a dar cabo dos mais velhos, Portugal tem mais 414 mil residentes com idade superior a 65 anos. Em 217 freguesias do país, os maiores de 65 são a maioria da população. É cada vez mais verdade que somos um país de velhos.

Os dados foram obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística no Censos 2021.

Mais velhos, mas menos gente. À data do Censos 2021, a população portuguesa somava 10 344 802 indivíduos, menos 217 376 do que no anterior Censos 2011. Este valor corresponde a um decréscimo de 2.1%, no período de 10 anos.

Nos mapas abaixo podemos ver a evolução do envelhecimento da população de 2011 a 2021. O verde mais escuro são as regiões com maioria de velhos na população.

Temos, portanto, 2 424 122 velhos. Alguns dirão que esta “peste grisalha” é um peso para a sociedade. Outros, mais inteligentes, dirão que temos mais de 2 milhões de homens e mulheres cheios de experiência da vida, gente que acumulou sabedoria. Muitos destes velhos são mestres nos ofícios em que trabalharam. Haja quem queira aprender com eles.

Alentejo de velhos, Açores de jovens

A freguesia com maior percentagem de velhos é em Nisa, no Alentejo. A freguesia de Santana tem 74.7% dos residentes com mais de 64 anos.

Em sentido oposto, em Rabo de Peixe (Ribeira Grande), Fenais da Luz (Ponta Delgada), Santa Bárbara (Ribeira Grande), Calhetas (Ribeira Grande), Ribeirinha (Horta), Cabouco (Lagoa, Açores) e São Vicente Ferreira (Ponta Delgada) os residentes com mais de 64 anos não atingem 10% do total. Nos Açores, pelos vistos, não existe o problema demográfico que se regista no resto do país.

Enquanto em 2011 este grupo representava 19.0% do total de residentes, em 2021 representa 23.4%. Ou seja, quase um em quatro portugueses ou residentes em Portugal tem mais de 64 anos.

Imigrantes são bem-vindos. Este país precisa de imigrantes, para não ser um deserto de gente.

fonte INE

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here