Ambientalistas dizem aos políticos, “enfiem a vossa crise climática no c…”

0
976

O Twitter é uma das vias de comunicação e agitação de massas preferidas por ativistas das mais variadas tendências e, nessa questão, Greta Thunberg não ia ser diferente. Ela usa o Twitter e cada “pio” que publica tem impacto. Claro que se trata de uma mensagem de protesto, diz que os media deviam mostrar tudo o que acontece à volta da cimeira de Glasgow, que deviam dar voz aos ativistas, principalmente aos que vêm de zonas do globo mais afetadas pelas alterações climáticas.

Antes desta partilha, uma outra está a dar a volta ao Mundo e a incendiar as redes sociais. Trata-se de um curto vídeo onde se vê e ouve Greta Thunberg a cantarolar “enfiem no cu a vossa crise climática”, numa dura crítica ao modo como os políticos estão a encarar a crise ambiental e a adiar as soluções para o problema.

Na próxima sexta-feira espera-se que, em todo o Mundo, as manifestações de protesto englobadas na Greve Climática tenham redobrada expressão e, no dia seguinte, sábado, dia 6 de novembro, designado como Dia Mundial pela Justiça Climática, está convocada uma marcha pela cidade de Glasgow na qual se esperam mais de 100.000 pessoas.

A Cimeira de Glasgow, COP26, decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como metas para limitar o aumento da temperatura média global do planeta que não estão a ser respeitadas pelos países signatários. Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia de covid-19.

Estamos em emergência climática e a caminhar sobre o fio da navalha. Corremos o risco de vir a assistir a uma extinção em massa de muitas formas de vida. Contra isso, lutam os ambientalistas.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here