Na véspera de ser preso, deixaram João Rendeiro sair do país

0
3526

Quando o Tribunal Constitucional, há dias, confirmou as decisões anteriores dos tribunais penais, João Rendeiro já não estava em Portugal para ser incomodado com a decisão. O ex-banqueiro foi para Londres, fora do espaço da União Europeia, vai ser difícil trazê-lo de volta. Também Paulo Guichard, outro ex-administrador do BPP, igualmente condenado, decidiu ir arejar até ao Brasil.

Rendeiro foi condenado a cinco anos e oito meses de prisão pela prática dos crimes de falsificação informática e falsificação de documento.

Agora, os autos contra o antigo banqueiro transitaram em julgado. Seria suposto que o tribunal emitisse o mandato de condução à prisão. Mas em Londres, João Rendeiro vai continuar livre.

Quando a sentença foi lida, em 14 de maio de 2021, a juíza Tânia Loureiro Gomes, que presidiu ao coletivo de juízes, disse que os arguidos são “condenados de forma exemplar e expressiva porque os factos que praticaram são graves” e a comunidade não entenderia que assim não fosse. É verdade. Mas a comunidade também não entende como foi possível que os arguidos, perante a inevitabilidade da condenação, tivessem podido sair do país.

Os factos que levaram a esta decisão judicial ocorreram entre 2003 e 2008. Ou seja, 18 anos depois os culpados ainda não estão detidos. O tribunal deu como provado que os arguidos João Rendeiro, Fezas Vital, Paulo Guichard e Fernando Lima retiraram, no total, 31.280 milhões de euros para a sua esfera pessoal. O dinheiro subtraído nunca foi devolvido, o Estado apenas arrecadou alguns imóveis em nome de João Rendeiro.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa. O banco tinha como um dos fundadores e principal acionista o empresário Pinto Balsemão, que sempre apoiou publicamente (e em prémios de gestão chorudos) as performances de João Rendeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui