Juiz Castro será corrido da magistratura

0
3610

Já se sabe que será no próximo dia 8 de outubro que o Conselho Superior de Magistratura vai decidir sobre o futuro do juiz Rui Fonseca e Castro.

O juiz está suspenso desde março passado, na sequência de várias declarações públicas, quase sempre nas redes sociais, que causaram espanto e alarme na população e no meio judicial.

Foram os apelos à resistência contra a “injeção da morte”, os insultos ao presidente da Assembleia da República, o desafio para uma cena de pancada feito ao diretor nacional da PSP, os delírios anti-maçonaria, enfim… se o juiz Fonseca e Castro queria ser expulso da magistratura fez tudo na perfeição, nem precisaria de tanto esforço, talvez.

A sanção mais comum do Conselho Superior de Magistratura, quando quer afastar um juiz, é a aposentação compulsiva. Acontece com alguma frequência, o último caso mais badalado foi o do juiz Rui Rangel. A expulsão liminar, sem direito a reforma, é mais rara. Mas acontece. E é bem possível que seja essa a decisão que vai afetar o juiz Rui Fonseca e Castro.

O juiz tem uma pequena legião de admiradores e seguidores, um grupo que se caracteriza pelo negacionismo em relação à pandemia, são contra as vacinas e tudo o que, na ótica deles, possa representar o sistema que dizem combater.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui