O salazarismo do “orgulhosamente sós” venceu o progresso e a necessidade de um comboio de alta velocidade entre Lisboa e Madrid. Ouvia-se dizer que os espanhóis atingiriam rapidamente Lisboa.
Como se os espanhóis já não estivessem em todos os setores económicos portugueses. Um dos últimos foi o BPI, pela mão dos catalães.
Madrid quer voltar a pôr o TGV em cima da mesa, em nome do regulamento da rede transeuropeia de transportes de… 2013! Espanha já está a executar obras para o projeto de alta velocidade com Badajoz. Para ridículo nosso, o TGV irá terminar na fronteira de Portugal.
Combater a poluição dos aviões
A União Europeia quer um eixo Lisboa – Madrid – Paris para combater a poluição gigantesca da aviação. E também para reforçar a coesão Europeia.
Até agora Lisboa utilizava o Lusitânia-Expresso, mas foi suspenso por causa do covid-19. Madrid nunca escondeu não gostar deste comboio nocturno por ser pouco rápido e… pouco limpo, dizemos nós, com razão.
Madrid continua assobiar para o ar, quando se fala da reposição do Lusitânia Expresso. A verdadeira razão é ,de certeza, pressionar Portugal a fazer a ligação TGV a Badajoz.
O mais curioso é que a obra portuguesa será fortemente financiada por fundos estruturais europeus. Mas nem menos assim arranca. Espanha tem uma grande rede TGV. A alta velocidade ferroviária é o futuro numa Europa descarbonizada.
