Covid-19: índice de transmissibilidade a subir

0
949

Boletim epidemiológico de hoje, registo de dados: contabilizam-se mais 5 óbitos, 488 infetados, 669 doentes internados, 155 em unidades de cuidados intensivos. Números baixos. Mas o índice de transmissibilidade (Rt) está a subir. Hoje está em 0,93, mais do que os 0,91 de há dois dias. Quando ultrapassar o nível 1, a pandemia volta a ganhar força.

Com o Rt a subir, o primeiro-ministro avisou que a próxima semana é “muito crítica” para o processo de desconfinamento e apelou aos portugueses para que tenham uma Páscoa “completamente diferente” da habitual.

António Costa recordou que o plano de desconfinamento do Governo prevê que a 05 de abril possam regressar as aulas presenciais no segundo e terceiro ciclos e, duas semanas depois, o secundário.

“Para que isso se cumpra, é absolutamente fundamental que consigamos continuar a manter a pandemia sob controlo”, afirmou, referindo que, se a incidência de casos continua a baixar, o índice de transmissão tem vindo a subir.

O primeiro-ministro diz que o país “não pode perder o que conquistou nas últimas duas semanas”, mas avisou que “nada está ganho ainda” e Portugal “não pode voltar para trás”, deixando um pedido: “assumamos todos que a Páscoa vai ser completamente diferente das Páscoas das nossas vidas, para que as nossas vidas possam ser retomadas como habitualmente eram e possamos voltar a ter, no futuro, as Páscoas que todos desejamos todos, com aqueles entes queridos que queremos que estejam cá para passar outras Páscoas connosco”, disse Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui