Uma casa a precisar de obras, na Rua da Conceição

0
405

Génio, louco, insatisfeito, desadaptado, vaidoso, desregrado, escritor. Mário de Sá Carneiro, são muitas as palavras para o descrever e, provavelmente, insuficientes. Nasceu em Lisboa e a cidade já tentou honrá-lo.

Mário de Sá Carneiro, Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Tem uma rua com o seu nome e uma placa na casa onde nasceu. A casa, que devia ser património municipal, está há anos à espera de obras de requalificação. Na fachada, a placa que dá notícia sobre o pedido de licenciamento para as obras tem a data de 16/07/2018. Quase três anos para uma licença de obras. Não se entende a demora. Ou as obras são inconvenientes e deveriam ser desautorizadas ou, se não são, deviam já ter sido realizadas.

No site da Câmara Municipal de Lisboa consta a ficha correspondente a este pedido de licenciamento onde vem explicado que se trata de uma ampliação. Ora, estando o prédio entalado entre outros dois, não se percebe para onde querem ampliar o edifício.   Só se for para cima… não é boa ideia.

No topo do edifício, no terceiro andar mais precisamente, foi onde nasceu Mário de Sá Carneiro em 19 de maio de 1890. Morreu antes de fazer 26 anos, em Paris.

Paris é uma cidade requintada. Menos nos subúrbios, claro. Mas o centro histórico está bem preservado, tem vida. Não há casas abandonadas. A Rua Victor-Massé é o bom exemplo. Já a Rua da Conceição… a rua francesa está impecable, a portuguesa nem tanto… provavelmente em Paris as licenças de obras não demoram tanto tempo a sair da gaveta.

Rue Victor-Massé 29, Paris, casa onde morreu Mário de Sá Carneiro em 26 de abril de 1916

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here