Tesouro escondido debaixo da estátua do Camões

0
18235

Um pote com moedas de ouro ou com papéis misteriosos está ou esteve por debaixo da estátua do poeta Camões no largo com o seu nome, em Lisboa. Sempre constou. Mas se estava, desapareceu quando fizeram o atual parque de estacionamento, inaugurado por João Soares, quando era presidente da Câmara.

O largo de hoje foi ocupado pelo Palácio dos Marqueses de Marialva. Durante o terramoto de 1755, o palácio ruiu e os marqueses mudaram-se para a arejada zona de Belém. Ainda pensaram  na reconstrução, mas depois desinteressaram-se daquele pedaço de terra sem valor, na época. Imaginem agora.

Com o tempo, foi crescendo a ideia de transformar o local numa praça, com uma estátua do poeta maior Luís de Camões. Assim aconteceu em 9 de Outubro de 1867.

Ninguém sabe como surgiu o rumor da existência de tal pote por debaixo da estátua. Para uns tinha moedas de ouro, para outros um texto revelador de mistérios.

Durante muito tempo roeram-se as unhas para tentar descobrir um motivo suficiente para arredar a estátua. Obras de conservação? Resolução de problemas de consolidação dos solos? Nada foi convincente. Não foi possível resolver o mistério do pote .

Em 1999, João Soares mandou edificar um parque de estacionamento subterrâneo, no subsolo do largo Camões. Ficaram a descoberto as fundações do Palácio dos Marqueses de Marialva e inúmeros vestígios que foram incorporados de forma visível nas novas estruturas.

Mas  não apareceu o tal pote com os papéis misteriosos ou cheio de grossas moedas de ouro. Houve um especial cuidado com o assunto, sem sucesso. A não ser, dizem as más línguas, o pinga-pinga para a igreja do padre João Seabra, mesmo ali, no largo das duas igrejas. Diz-se que parte das receitas do parque se destina à manutenção da igreja, talvez por a saudosa Maria Barroso se ter tornado muito devota da Igreja Católica. Fé que lhe chegou depois da queda do avião em que viajava João Soares, na Jamba, em Angola. Do pote ninguém mais sabe,  mas a igreja do padre João Seabra está um brinquinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui