Golfinhos no Tejo (vídeo)

1
1523

Já há uns anos que os golfinhos voltaram a subir o rio Tejo com frequência, mas nos últimos meses os avistamentos têm sido cada vez mais recorrentes e, na última semana, grupos de golfinhos têm sido vistos todos os dias.

Os golfinhos aproveitam quando a maré começa a subir para irem com a corrente, vão à procura de comida e se entram no rio é porque aqui há peixe para se alimentarem.

Os grupos que têm sido vistos são numerosos, há relatos de pessoas que contaram mais de 40 animais, mas é difícil ter a certeza, são animais muito ágeis e agora estamos a ver um à direita e logo a seguir ele aparece à esquerda e podemos julgar que são dois animais quando, na verdade é o mesmo.

Diz quem anda pelas margens do rio que as águas estão menos poluídas e que há menos barcos a navegar, ou seja, há mais sossego e os golfinhos apreciam isso também…

O regresso dos golfinhos pode ser uma consequência da diminuição da atividade humana… há menos navios de cruzeiro a subir o rio, há menos poluição… seria bom se estas condições ambientais pudessem ainda ser melhoradas, pelos golfinhos e por nós, pela preservação da natureza.

1 comment

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here