As entidades bancárias são abusadas frequentemente como veículo dessas burlas online. Toda a gente tem uma conta bancária e ninguém gosta de ter problemas com o banco.
Os burlões utilizam os mesmos símbolos da entidade bancária, ou símbolos muito parecidos. Neste caso, falamos do Banco Montepio Geral. Trata-se de um pretenso alarme sobre um bloqueio da conta.
Se o alvo da burla for mesmo cliente do banco, é bem provável que se assuste e caia na armadilha, abrindo o email e seguindo os links sugeridos que irão resultar na obtenção de dados confidenciais, o que poderá abrir caminho a um assalto à conta bancária do incauto cidadão.
É fundamental dar atenção aos pormenores. Em primeiro lugar, ver se o modo como se dirigem a nós é o habitual. Raramente é. Depois, o erro mais comum destes bandidos é a má utilização da língua portuguesa tal como nós a falamos em Portugal. Neste caso, por exemplo, a frase “para utilizar nossos serviços, é de obrigatório a validação do seu telemóvel” é de notório mau português, talvez ditado por algum software de tradução online.
Outras vezes há um ligeiro “sotaque” brasileiro, como será o caso da frase “seu desloqueio será disponível somente em seu balcão de origem”. A maioria dos tradutores online “falam” português do Brasil. Nada disto significa que os burlões sejam brasileiros. Podem ser de qualquer parte do mundo.
No caso que apresentamos, os burlões foram ao requinte de disponibilizar um endereço para correio postal, de modo a dar maior credibilidade à encenação. A Rua Fresca existe, fica perto de S. Bento. Mas fomos ver no Google Maps e verificámos que a porta 24 (indicada no endereço) não parece ser de qualquer banco. Pelo menos na imagem disponibilizada nada indica que ali funcione uma instituição bancária ou qualquer outro tipo de empresa. Mas a fotografia pode estar desatualizada, é verdade.
O melhor conselho que podemos dar é nunca clicar na palavra “CONTINUAR”. Nunca.