Foi o gestor de fortunas Bernardo d’Orey que inadvertidamente denunciou António Mexia, ao identificá-lo em 2019 como beneficiário da Miamex Ventures Ltd, empresa offshore sedeada nas Ilhas Virgens Britânicas.
Na mesma informação, que Orey enviou à Boreal Capital Management, empresa de gestão de fortunas e serviços fiduciários em Zurique, há outras informações sobre Mexia: ganhava em média 1,2 milhões da EDP, um valor que variava consoante os lucros e que em 2009 fora de 3,1 milhões, com uma fortuna a rondar os 20 milhões, dos quais seis no offshore agora descoberto.
A questão agora é saber qual a origem desse dinheiro e se Mexia pagou impostos sobre ele. A Miamex Ventures já não existe, mas o dinheiro deve estar algures. Só Mexia saberá, até ao dia em que outra fuga de informação nos diga a todos a origem e o que ele fez com a massa.
A Miamex Ventures tinha sido referenciada nos Pandora Papers divulgados em 2021 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), mas não se sabia quem era o beneficiário da empresa.
O semanário Expresso, parceiro do ICIJ, já publicou que os extratos de conta encontrados nos Pandora Papers revelam que, em meados de 2017, a Miamex Ventures tinha 1,4 milhões de dólares em fundos de investimento, 2,7 milhões de dólares em obrigações empresariais e 1,7 milhões de dólares em depósitos bancários, num valor total de mercado de 5,9 milhões de dólares. Os documentos analisados pelo Expresso mostram que os fundos estavam numa conta gerida por Bernardo d’Orey, do EFG Capital. Orey não quis falar sobre o assunto.
O Expresso noticiou que o Ministério Público não sabia da existência da empresa offshore. É possível que estas “novidades” possam provocar atrasos nas investigações do Ministério Público, numa altura em que Mexia enfrenta processos criminais por suspeita de corrupção e outros crimes financeiros relacionados com o seu cargo de CEO da Energias de Portugal, vulgo EDP. Duas das três investigações criminais deveriam ser concluídas em breve. Se for condenado por corrupção, Mexia pode ser condenado a pena de prisão.