Humano conversa com um robô!

O amigo Zé António encontrou, há anos, na Quinta de Vale de Cavalos, a placa de zinco identificativa de uma companhia. Daquelas placas que se afixavam nos prédios a informar qual era a seguradora. Amante de velharias, arrecadou-a e ofereceu-ma há dias. Amante, também eu, desses vestígios de antanho, decidi-me a perguntar à seguradora se eventualmente teria museu e se essa peça – que reputo ter mais de cem anos – lhe poderia interessar.

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Fui à página da companhia na Internet e a proposta de contacto mais adequada que me sugeria era o chat (que toda a gente sabe o que é). Fui nessa. E aí vai o teor da conversa – de 14 m e 59 s! – que pacientemente mantive (H) com o robô (R) que me atendeu.

H – Tenho a placa identificativa cuja imagem vai em anexo. Poderá, porventura, por ser antiga, embora não esteja em muito bom estado, interessar para o espólio museológico da empresa. O meu amigo que a achou e me perguntou que destino ela poderia ter acabou por a encaixilhar e entregou-ma quando eu lhe disse que seria eventual pela museológica.

R – Este canal não suporta o envio de documentos neste momento da conversa. Escreva RECOMEÇAR para voltar ao início.

H – RECOMEÇAR

R – Olá, bem vindo à Fidelidade! 😃Podemos ajudar em algum destes assuntos? (Dica : escreva o nome da opção que pretende. Ex.: Carta Verde). 1 – Simulação; 2 – Alteração; 3 – Anulação; 4 – Pagamentos; 5 – Sinistros; 6 – Carta Verde; 7 – Pedir Assistência; 8 – Documentos.

H – A mensagem partiu inesperadamente e com uma gralha: é ‘peça museológica’ o que eu queria escrever. Sou Fulano e o meu nº de telemóvel é XXX XX XX XX.

R – Lamento, mas não encontrei resposta para a sua pergunta. Quer falar com um assistente? 1 – Sim; 2 – Não.

H – Sim

R – Tratamento Dados Pessoais. Queremos dar-lhe todas as garantias de que necessita para se sentir tranquilo ao utilizar o nosso serviço. Os dados recolhidos podem ser utilizados para celebração ou execução do contrato. Pode encontrar mais informação sobre a forma como tratamos os dados em http:// etc e tal. Aguarde um momento, um dos nossos assistentes irá responder assim que possível. [Pausa]. Boa tarde, está a falar com Sicrana. [Pausa]. Devido à ausência de resposta, daremos a conversação por terminada. Obrigado. [Pausa] A sua conversa com o assistente foi terminada. Classifique por favor, numa escala de 0 a 10. Como recomendaria o nosso chat a familiares e amigos?

H – Acontece que a Sicrana não falou comigo. Portanto, a minha classificação é 0.

R – Muito obrigado pelo seu contacto. [Pausa] 1 – Menu inicial.

H –  Se houvesse um e-mail, era preferível, porque a mensagem não se enquadra nos parâmetros algorítmicos programados. O meu e-mail é fk4ótg&@

R – Lamento, mas não encontrei resposta para a sua pergunta. Quer falar com um assistente? 1 – Sim; 2 – Não.

H – Sim.

R – Por favor escreva a pergunta de forma diferente. (Dica: Para voltar ao início escreva recomeçar).

H – É o que eu digo: o algoritmo está programado para assuntos que não é este.

R – Qual é o seu nome?

H – [Dei o nome].

R – Tratamento Dados Pessoais [etc. como está atrás. …]. Aguarde um momento, um dos nossos assistentes irá responder assim que possível.

H – Acho bem, porque o assunto é para ser tratado de pessoa para pessoa e não com um autómato.

R – Especifique o âmbito da sua questão, por favor. (ex: Sinistro Automóvel, Sinistro de Acidente de trabalho, Sinistro de Acidentes Pessoais, Sinistro Habitação, Sinistro Responsabilidade Civil, Pagamento da Apólice,  Condições Particulares da Apólice, Simulação de Seguro, Anulação do Seguro, Carta Verde, AdvanceCare etc…).

H – Nenhum desses! Lamento que, afinal, o dito assistente seja mesmo um autómato programado. Tentarei outros meios, que este não leva a sítio nenhum.

R – A sua conversa com o assistente foi terminada. Classifique por favor, numa escala de 0 a 10. Como recomendaria o nosso chat a familiares e amigos?

H – 0. Não recomendaria.

R – Obrigado pela sua colaboração! Como podemos melhorar a sua experiência?

H – Telefonando-me ou contactando por email [forneci os dados].

R – Muito obrigado pelo seu contacto. 1 – Menu inicial

Desliguei a chamada. Haviam passado 14 m e 59 s!

De tarde, refeito após a sesta, descobri um número de telefone. Atendeu-me uma assistente de carne e osso. O assunto parece encaminhado.

A placa encaixilhada e pronta para seguir para o museu. Assim haja museu para ela.

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