ESPIÕES AMERICANOS ATUAM NA CHINA

0
1163

A meio do seu mandato presidencial, em 2019 Donald Trump autorizou a CIA a lançar uma campanha clandestina nas redes sociais chinesas, com o objetivo de virar a opinião pública chinesa contra o governo. A notícia é da agência Reuters, datada de 14 de março de 2024.

Três ex-funcionários da CIA disseram à Reuters que a agência de espionagem criou uma pequena equipe de agentes, que usaram identidades falsas na internet, para espalhar narrativas negativas sobre o governo de Xi Jinping, enquanto disseminavam informações falsas para meios de comunicação estrangeiros. Por exemplo, equipa da CIA espalhou fakenews sobre atos de corrupção de membros do Partido Comunista chinês

Segundo a Reuters, confrontados com as declarações recolhidas pela agência, as autoridades dos EUA confirmaram a operação, mas disseram que a CIA só disseminou informações verdadeiras, embora através de falsas identidades. A agência de espiões norte-americana pretendia fomentar a desconfiança entre os principais líderes locais chineses, para forçar o governo a gastar recursos perseguindo fantasmas.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que as notícias sobre a iniciativa da CIA mostram que o governo dos EUA usa o “espaço de opinião pública e plataformas de media como armas para espalhar informações falsas e manipular a opinião pública internacional”.

Esta fuga informativa surge no momento em que o Governo dos EUA pretende forçar a empresa chinesa Bytedance, que detém o Tik Tok, a vender a rede social a empresários americanos. A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos já aprovou por esmagadora maioria um projeto de lei que dá à ByteDance seis meses para alienar a rede social Tik Tok ou enfrentar uma proibição.

O TikTok tem 170 milhões utilizadores nos EUA. Ou seja, mais de metade da população do país. Além de ser um negócio fabuloso em venda de publicidade, pode ser uma ferramenta muito útil para quem quiser manipular a opinião pública do país.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, confirmou a vontade de acabar com a propriedade chinesa do TikTok. “Queremos que o TikTok, como plataforma, seja propriedade de uma empresa americana ou da China? Queremos que os dados do TikTok – dados de crianças, dados de adultos – fiquem aqui nos Estados Unidos ou que vão para a China?”, questionou.

Programas de manipulação das opiniões públicas, não são novidade. O candidato independente às presidenciais, Robert F. Kennedy Jr diz que há programas ainda em atividade, desde o tempo da Guerra fria, como será o caso da “Operação Mockingbird”.

vídeo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui