RUSSOS BOMBARDEARAM NOVA IORQUE

0
986

Nova Iorque, em Donetsk, na Ucrânia. Trata-se de uma pequena localidade não muito distante de Bakhmut recentemente conquistada pelos russos, depois de meses de combates. Chegados a Bakhmut, outros alvos ficaram ao alcance do tiro da artilharia. Foi o caso de Niu-York (Нью-Йорк).

Em tempo de paz, o sítio não tinha muito mais de 9 mil habitantes. Hoje, não deve estar lá ninguém que não esteja disposto a combater.

fonte t.me/Slavyangrad (https://t.me/Slavyangrad)

Nas redes sociais russas, o bombardeamento de Nova Iorque está a ser comentado com ironia. Mas todos esperam que isso nunca venha a acontecer com a grande New Iork. Sabemos como a retaliação pode significar a aniquilação total.

fonte t.me/Slavyangrad (https://t.me/Slavyangrad)

Para já, não passa de um “pitoresco” acontecimento desta guerra. As imagens a que tivemos acesso, mostram meia dúzia de habitações destruídas. Nenhum corpo. Mas não sabemos se houve vítimas.

fonte t.me/Slavyangrad (https://t.me/Slavyangrad)

UM POUCO DE HISTÓRIA

Niu-York aparece pela primeira vez num mapa datado de 1846. Nesse tempo, era uma aldeia com 13 casas e 95 habitantes.

A industrialização que se seguiu à revolução de 1917, a chegada de imigrantes alemães, o desenvolvimento agrícola, o caminho-de-ferro, contribuíram para o desenvolvimento da região, não só ali mas em todo o Donbass.

Tudo foi arrasado durante a II Guerra Mundial. Niu-York resistiu, os soviéticos decidiram reconstruir e reindustrializar o território. Depois de 2014, o conflito entre a Ucrânia (independente desde 1991) e os separatistas russófonos do Donbass, voltou a colocar a pequena vila no fogo cruzado dos beligerantes. Desde 2014 até 2022, bombardeamentos ucranianos mataram 16 residentes em Niu-York.

A invasão russa em fevereiro de 2022 piorou a situação. A vila foi ocupada pelo exército da Ucrânia e, desde então, esporádicamente tem sido alvo da artilha russa. Foi o que voltou a acontecer agora, de novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui