A HISTÓRIA DE ANTÓNIO JOSÉ na prisão de Izeda

Pelas descrições que fazem, o Estabelecimento Prisional de Izeda é uma espécie de cárcere do século XIX. É lá que vive o recluso António José, que tem uma história para nos contar.

0
1645

No dia em que os reclusos do Estabelecimento Prisional de Izeda souberam que António José ia vender um imóvel, a vida dele tornou-se um inferno. Passou a ter de aguentar uma pressão diária, a sensação de perigo iminente. Pelo assédio, bullying, ameaças, extorsão, já lhe levaram milhares de euros.

Numa prisão como a de Izeda, onde não há celas individuais e onde os reclusos vivem amontoados, não há como resistir. Estamos a falar de um ambiente onde as necessidades são muitas e a oferta não existe. Por isso, dentro de uma prisão, tudo tem um valor exagerado, principalmente o que se relaciona com toxicodependências, dívidas, cigarros e comida.

vídeo

Estamos a falar de um recluso diferente. Talvez não seja caso único nas cadeias portuguesas, mas um doutorado em Gestão Hoteleira, com uma licenciatura em Economia, é um recluso diferente. O que ele tem de semelhante com todos os outros é a condenação em tribunal pelos crimes cometidos. No caso de António José, foram fraudes informáticas.

Viveu vários anos em Inglaterra e em França. Nas redes sociais há ainda vestígios dessa vida, mas as páginas estão “mortas”, provavelmente desde que ficou detido. Na prisão, os reclusos não têm acesso à internet.

António José atingiu 1/3 do cumprimento da pena de 9 anos a que foi condenado. Tem mais 3 anos pela frente, pelo menos. Queria aproveitar esse tempo para estudar. O seu objetivo é conseguir mais uma licenciatura, desde vez em Estudos Europeus. Mas em Izeda não tem sequer uma mesa onde possa abrir um livro e ler.

vídeo

A cadeia de Izeda fica para lá de Bragança, em Trás-os-Montes. Para um recluso com raízes familiares na zona de Lisboa, ir para Izeda significa não só a normal privação de liberdade decretada pelo tribunal, mas também implica uma segunda condenação não lavrada de exílio. Para quem o queira visitar, são mais de 400 kms de estrada, para uma visita de alguns minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui