DISCO VOADOR QUE VEM DE FORA DO SISTEMA SOLAR

0
955
Imagem gráfica artística baseada na interpretação dos dados obtidos através de telescópios espaciais/ European Southern Observatory

Foi “visto” pela primeira vez em 2017, através do telescópio Pan-STARRS1 da Universidade do Hawai e chamaram-lhe Oumuamua. Ao princípio não se sabia bem o que era, na verdade talvez ainda hoje as certezas não sejam muitas. Não seria um cometa, porque não tinha cauda. E vinha de fora do sistema solar. E tinha um comportamento estranho, com acelerações fantásticas. Alguns astrónomos chegaram a pensar que estavam a olhar para uma nave espacial. Um OVNI.

Através dos dados recolhidos pelos telescópios, consegue-se medir a dimensão do objeto. Mais ou menos. No início pensava-se que teria a forma de um charuto, hoje já o desenham com uma forma arredondada e achatada. Um disco voador, com um raio variável entre os 115 e os 111 metros e uma espessura de cerca de 19 metros. Se for assim, não passará de um calhau grande.

O que o torna interessante é ser o primeiro viajante interestelar a entrar no sistema solar e a poder ser observado pelos telescópios que os terráqueos têm andado a desenvolver. O estudo desta rocha viajante poderá dizer coisas sobre outros sistemas estelares. Os cientistas pensam que o Oumuamua terá nascido da formação de um planeta. Se for possível seguir o rasto do Oumuamua, chegaremos a esse planeta. E como o Oumuamua tem gelo, água congelada, talvez esse planeta também tenha. E encontrar um planeta com água é a esperança de salvação da humanidade quando chegar a altura de abandonarmos este que temos andado a estragar.

Por tudo isto, os cientistas têm andado de olho no Oumuamua, entretidos a recolher dados que irão ser estudados num futuro próximo. Dentro de pouco tempo, Oumuamua vai deixar o sistema solar e perder-se na imensidão do cosmos. Talvez nunca regresse. Neste momento, já passou por Neptuno e aproxima-se de Urano.

O termo Oumuamua significa ‘viajante que traz notícias’, em língua nativa havaiana. Só temos de perceber o que ele nos diz.

desenho gráfico artístico do Oumuamua a reflectir luz do sol / European Southern Observatory

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui