A CAÇA À MULTA

A caça à multa não tem época de defeso. Vale tudo para depenar automobilistas e motociclistas. É um verdadeiro "negócio da China" para a Câmara Municipal de Lisboa.

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Carlos Moedas é uma espécie de “Tio Patinhas”, aquele pato milionário dos livrinhos de banda desenhada dos anos 70 e 80, que tomava banho de imersão no dinheiro do cofre forte onde guardava a sua fortuna em moedas.

Tudo porque os condutores de carros e motas teimam em acelerar (às vezes nem é preciso muito), são apanhados pelos novos radares e a multa não se faz esperar.

A multa vai dos 60€ aos 2.500€, mas vamos pensar que a média rondará os 120€ (para excessos entre os 20 e os 40 km/h).

fonte ACP

Por hora, em Lisboa, há 54 condutores apanhados nessa rede de radares. Fazendo as contas, dá 6.480€ por hora a pingar na Câmara Municipal de Lisboa. Ao final de cada dia, soma 144 mil€. Nos últimos seis meses, a receita foi de 27 milhões e 600 mil euros.

Os radares custaram apenas 2 milhões de euros. Ficaram pagos em 15 dias.

fonte ACP

São 41 radares, fixos. O mapa onde eles estão instalados não é segredo. Mas a malta não liga e anda sempre com pressa em chegar ao emprego ou em voltar para casa. Mas, também é verdade que muitos destes 41 radares estão instalados em vias onde é mais convidativo acelerar um pouco. Ou porque não têm cruzamentos, ou não têm semáforos, ou não têm passadeiras de peões, como é o caso da Segunda Circular. Curiosamente, os locais onde a “colheita” é mais farta é à volta do Estádio da Luz. Na Avenida Lusíada foram apanhados 41 mil condutores apressados. Na Avenida Eusébio da Silva Ferreira, 23 mil.

Muitos lisboetas pensam que estes radares deviam estar colocados nas redondezas de escolas, jardins, zonas residenciais. Isto se o interesse fosse proteger as pessoas. Mas quando se colocam os radares em avenidas com três faixas de rodagem em cada sentido, é mesmo para caçar multas.

1 comment

  1. Pode ser que seja desta que os lisboetas aprendam a conduzir, se há limites no código da estrada são para cumprir nem devia de ser preciso radares. E já agora, quem caça a multa é o transgressor não é o radar, basta cumprir que já não há multas.

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