OS NEGÓCIOS E A SAÚDE PÚBLICA

0
971

Médicos de todo o mundo reúnem-se em Fátima para discutir gestão de pandemias. Não se trata de uma reunião de “negacionistas” covid-19, mas sim de pessoas que pretendem discutir teses cientificamente sustentadas sobre as vacinas, eventuais problemas relacionados com a vacinação anti-covid-19 e o impacto das multinacionais farmacêuticas na tomada das decisões políticas.

Na hora em que ficámos a saber que a Pfizer admitiu não ter testado a capacidade da vacina da covid parar a transmissão antes de a lançar no mercado, através de declarações prestadas no Parlamento Europeu por um alto quadro dessa multinacional farmacêutica, este congresso irá certamente discutir estas questões, que ultrapassam em muito a mera questão clínica, extravasando para vários eventuais delitos criminais.

Depois da pandemia ser declarada, a Pfizer mais do que duplicou a faturação, e a vacina que produziu tornou-se no produto mais lucrativo da História, segundo o The Guardian, lembra a psicóloga Joana Amaral Dias numa publicação recente no Facebook.

Segundo um comunicado que nos chegou, trata-se de uma iniciativa da médica dentista Marta Gameiro, a que se associou o Movimento Cidadania Democrática, o evento conta com o apoio do World Council of Health e garantiu a coordenação científica do médico Cândido Ferreira.

O programa anuncia a participação de um grande naipe de oradores, entre os quais vários antigos bastonários da Ordem dos Médicos, mas também de peritos da Organização Mundial de Saúde e de investigadores de diversas universidades e institutos estrangeiros. Dos portugueses, destacamos os médicos Manuel Pinto Coelho ou Henrique Carreira, do estrangeiro virão David Bell, da OMS, Jessica Rose da Universidade de Tel Aviv ou o virulogista Geert Bossche da Fundação Bill & Melinda Gates dos EUA.

A troca de ideias e de conhecimentos, mas também o exercício da Liberdade de expressão, estão na génese deste congresso que terá lugar de 28 a 30 de outubro, em Fátima.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here