Uma das vantagens de viver muito tempo (Ruy tem 95 anos) é receber homenagens que, quase sempre, só acontecem depois da morte.
No átrio principal do Casino Estoril, está a exposição de fotografia “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”. Foi o próprio Ruy a “cortar a fita” da exposição e a fazer a primeira visita guiada pelas dezenas de fotografias que retratam a sua carreira no teatro.
Ruy de Carvalho é o ator mais velho em atividade na Europa. Cumpre agora 80 anos dedicados ao teatro (começou aos 15), protagonizou milhares de peças, mas entre tantas sabe escolher a que mais gozo lhe deu: “O Render dos Heróis”, de José Cardoso Pires.
Esta mostra destaca a vasta história de vida de um ator que construiu uma carreira sem igual. Estão patentes fotos retrospetivas, a preto e branco, da vida e obra do ator, incluindo imagens da família, do casamento, de colegas e de momentos marcantes do seu percurso profissional. São fotos que revelam momentos marcantes, desde a sua infância até aos dias de hoje. O texto final da exposição é de Alice Vieira.
A exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” termina, precisamente, no próximo Domingo, 25 de setembro, dia em que o Salão Preto e Prata acolhe, pelas 21 horas, “A Ratoeira”, de Agatha Christie… com Ruy de Carvalho a pisar o palco contracenando com Elsa Galvão, Filipe Crawford e Henrique de Carvalho.