SOLIDARIEDADE É BOA, SE FOR PARA TODOS

MIGRANTES E FOME FAZEM PARTE DA EQUAÇÃO DA GUERRA NA UCRÂNIA. ITÁLIA, ESPANHA, GRÉCIA, CHIPRE E MALTA QUEREM PARA OS MIGRANTES DO MEDITERRÂNEO A MESMA SOLIDARIEDADE DISPONIBILIZADA AOS UCRANIANOS.

0
853

Itália, Espanha, Grécia, Chipre e Malta pediram à União Europeia que demonstre para com o problema migratório no sul da Europa a mesma solidariedade dada ao acolhimento dos refugiados da Ucrânia.

Os ministros do Interior destes cinco países mais expostos aos fluxos migratórios do Mediterrâneo fizeram este pedido a Bruxelas no final de uma reunião de dois dias, em Veneza, que terminou hoje. O encontro serviu para delinear uma visão estratégica sobre a gestão migratória.

A ministra italiana, Luciana Lamorgese, numa conferência de imprensa, disse que os países mediterrânicos querem um mecanismo de distribuição de migrantes amplo e equilibrado.

“A crise da Ucrânia mostrou a capacidade de a Europa se unir e mostrar solidariedade para com as pessoas que fogem do conflito e precisam de acolhimento”, afirmou a ministra, acrescentando que o encontro entre os cinco países constituiu “um importante ponto de referência para o próximo Conselho Europeu do Interior”.

O bloqueio às exportações de cereais e outras matérias-primas da Ucrânia e da Rússia vai provocar um aumento da chegada de migrantes do Norte de África a Itália. Chipre já registou mais 286% de desembarques e a Itália mais 30%, desde o início do conflito que está a provocar agravamento das condições de vida em muitos países africanos e do Médio Oriente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui