Vindimas em Carcavelos

0
437

Mais uma edição da Festa das Vindimas, na Estação Agronómica Nacional, em Oeiras. Na área conhecida também por Casal da Manteiga, dezenas de participantes, novos e mais velhos, responderam ao apelo para, alguns pela primeira vez, outros já veteranos neste evento, participarem nas vindimas. Daqui nascerá de novo o vinho de Carcavelos, cuja história remonta ao século XIV.

A 5 minutos da hora marcada, os participantes já enchiam o espaço. Em tempos de pandemia, os cuidados eram notórios: máscara obrigatória, medição da temperatura à chegada, apresentação do certificado de vacinação COVID-19 (ou teste negativo) e desinfecção das mãos antes de entrar num recinto onde os inscritos davam o nome. Após estas diligências, foram entregues um balde, um par de luvas, uma tesoura de podar, um chapéu e uma t-shirt alusiva. Antes de avançar para as vindimas em si, um dos membros da equipa do Vinho de Carcavelos ensinou um truque para bem podar os cachos sem correr risco de ferimentos, e mencionou também as duas castas que iriam ser vindimadas: Ratinho e Galego Dourado.

Cada valada (fila de vinhas) ficava a cargo de dois participantes de cada vez, que vindimaram ao som da música de concertinas do Grupo Coral Norte-Sul, da Lage, enquanto analisavam as vinhas. Em alguns casos, os cachos estavam já mais secos e em modo de uva passa, mas a doçura das uvas exalava o seu aroma, atraindo os insectos que rondam as vinhas. Quatro concertinas, um bombo e uma guitarra animaram os trabalhos dos participantes. Alguns dos membros do grupo musical revelaram ao Duas Linhas serem albicastrenses, conterrâneos de Eugénia Lima, considerada uma das melhores acordeonistas de todos os tempos no país.

A seguir aos trabalhos, e após todos terem devolvido os materiais de trabalho e uma vez recolhidos os quilos de cachos de uvas, um lanche foi servido às dezenas de participantes com a animação do Coral Norte-Sul. Oportunidade para degustar o vinho de Carcavelos deste ano, que foi aproveitada pelos convivas presentes.

(vídeo e fotos de Ana Catarina Rocha)

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here