A noite passada, largas centenas de jovens que se encontravam na zona de Santos, em Lisboa, começaram a dispersar pelas 23:00, hora em que os restaurantes e bares encerraram para evitar os habituais ajuntamentos de milhares de pessoas.
Numa medida piloto que envolveu a junta de freguesia da Estrela e 13 empresários da área da restauração e bares de Santos foi decidido antecipar três horas o encerramento dos locais até domingo de modo a controlar os ajuntamentos noturnos que têm sido habituais naquela zona ribeirinha.
Além do encerramento dos estabelecimentos, a PSP destacou para a zona vários agentes que circularam em grupo e fiscalizaram o cumprimento das regras e impediram os ajuntamentos.
Os jovens cumpriram as ordem dos donos dos estabelecimentos e saíram ordeiramente quando estes encerraram, constatou a Lusa no local.
Além da PSP estava no local uma equipa de fiscais para controlar o encerramento dos espaços na zona.
Nas últimas semanas, Lisboa tem registado situações de criminalidade violenta em contexto de diversão noturna, nomeadamente no Bairro Alto, Cais do Sodré e Santos, com ocorrências de esfaqueamentos.
O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arrancou em 1 de agosto, com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 02:00 para a restauração.
LUSA