Há várias PSP dentro da PSP, uma direcção do Ministério da Administração Interna. A PSP tem uma mão cheia de organizações sindicais representativas.
Os serviços de informação têm também alertado para infiltrações extremistas de direita e organizações obscuras como a “Zero”.
Pior, a PSP actua em alguns casos em roda livre, sem mandado de Tribunal, sequestrando cidadãos nas suas próprias casas, durante mais de cinco horas. Aconteceu-me a mim.
E nestes casos ainda bem que existem magistradas públicas lúcidas que põem fim a essas coboiadas, como Alexandra Catatau.
Esta atração pela “Balada de Hill Street sem advogado na esquadra” já vem de longe. Como repórter, há anos, fiz “casos de polícia” e muitas vezes a notícia era a ultrapassagem dos limites que as leis impõem aos funcionários armados desta direcção, sob a ordem directa do Governo em exercício.
Vale a pena ler a notificação de Raquel de Carvalho pelo Comando Distrital de Santarém da PSP. Foi publicada pela própria no Face para ser partilhada.

Desde o juiz Mário Belo Morgado, homem de grandes méritos e o primeiro civil à frente da PSP, estes agentes do MAI pouco aprenderam.
Não será possível fazer um livro comum de estilo ou uma cartilha para a PSP, que respeite o bom senso? No mínimo?
… como eu compreendo o conteúdo deste seu artigo… é mesmo, infelismente, a realidade muito à frente da ficção.
Não sei que aulas têm os candidatos a polícias. Uma, imprescindível, seria a que o texto sugere: um Curso do Bom Senso! Vi já a polícia de Cascais bloquear um carro da Polícia Municipal por estar em cima do passeio (e os agentes ali se tinham deslocado em serviço e estacionaram onde mais rápido era de momento). Vi um polícia bloquear o carro de um cidadão que foi, de urgência, aviar um medicamento na farmácia em frente e deixara o carro com os 4 piscas acesos em cima do passeio (mas aí não incomodava nada). Vi um polícia multar por um dos pneus estar 10 cm em cima de um tracejado amarelo. Enfim, haverá certamente uma outra disciplina «A Caça à Multa»; nessa, porém, há quem obtenha a maior classificação e com louvor! Benza-os Deus!